Kawasaki Ninja ZX-6R Forum banner

Como funciona realmente o ar de impacto?

1 reading
14K views 28 replies 7 participants last post by  zx6rcat  
#1 ·
Minha moto de 1995 tem todos esses tubos estranhos dos carburadores e da caixa de ar e do sistema de vácuo, que eu acho que fazem parte do sistema ram air.

Há uma 'válvula' que se parece muito com uma válvula de combustível, pois é acionada por um tubo de vácuo de uma base do carburador. Pelo que posso dizer, ela liga a mangueira da parte superior da caixa de ar aos respiros do carburador quando o motor está funcionando.

Isso faz parte do ram air, como se estivesse tentando alterar a pressão acima dos diafragmas à medida que a pressão na caixa de ar muda?

Ou é um sistema para ventilar as cubas do carburador para o ar, ou para um reservatório (Califórnia) ou de volta para a caixa de ar quando há vácuo para sugar o vapor.

Resumindo, o proprietário anterior da moto perdeu a mangueira da parte superior da caixa de ar para a válvula e estou tentando descobrir se posso deletar toda essa porcaria, bloquear o buraco da caixa de ar e pronto, ou se vou prejudicar o desempenho do meu carburador?

#6 ·
Lendo toda a sua publicação, parece que você está misturando os sistemas EVAP e Ram Air, pensando que são a mesma coisa, o que não são.
Você precisa do Ram Air, mas pode descartar o sistema EVAP realizando uma Exclusão de Evap.
Olá KevA,

desculpe ao OP por entrar aqui, mas estou apenas me perguntando sobre o que você disse aqui.
Então, na minha antiga 1190R, fiz uma 'canister-ectomia' para o canister de carvão ativado e outras porcarias de emissões. As motos realmente antigas (a minha é de 2002) têm alguma coisa que eu possa descartar durante a reconstrução?

#7 · (Edited)
Eu presumo que o seu 2002 é um ZX636 A1P?
Pode remover toda a porcaria do EVAP, vou juntar algumas imagens e publicá-las neste #7

Então, pode remover tudo na primeira imagem, tapar onde o Círculo Azul é removido, tapar a parte inferior da caixa de ar onde o Círculo Verde se encaixa, os Círculos Vermelhos prendem-se às Placas EVAP na Imagem 2, o superior com a cruz preta (Descartar o inferior cruzado ao mesmo tempo) isto é feito para ambos os lados.
Então precisa de encaixar o que eles chamam de Placas de Bloqueio, 3ª Imagem, Estas são provenientes do E-Bay e este conjunto oferece o Air Box Bung e 1 bung de entrada do carburador, Link AQUI

Image

Image

Image

Pergunte se não tiver a certeza (y)

#11 ·
Eu presumo que o seu 2002 é um ZX636 A1P? SIM

Então você pode remover tudo na primeira imagem, a tampa onde o Círculo Azul é removido, a tampa da parte inferior da caixa de ar onde o Círculo Verde se encaixa, os Círculos Vermelhos se prendem às Placas EVAP na Imagem 2, o superior com a cruz preta (descarte o inferior cruzado ao mesmo tempo)
Olá KevA,

Uau, descrição e fotos brilhantes. Muito apreciado! Eu encomendei as placas de bloqueio, então elas estarão prontas para o fim de semana, espero. Eu fiz o mesmo trabalho em algumas motos que tive no passado, mas esta é a primeira moto (apropriada) com carburadores que eu possuo, sem contar minha velha XR125.

Obrigado novamente e eu vou te dar um grito se eu tiver perguntas, se tudo bem?

E uma pergunta para você @riverszzr. A foto que você anexou lá com todos os carburadores em estado de vácuo. Isso só é possível ou estável por causa da válvula de alumínio que você menciona?

Acabei de colocar uma nova bomba de combustível e filtro e mangueiras de combustível, etc. e a liguei sem a caixa de ar e outras... coisas. Ansioso para fazê-la ronronar corretamente, mas ela parece estar bem no momento. Talvez eu faça um vídeo e poste em um tópico sobre o progresso da minha construção, me diga o que você acha, mas provavelmente é difícil dizer apenas pelo som... Vou pegar um balanceador de carburador, embora eu não tenha ideia do que estou fazendo haha :rolleyes: bem, só há uma maneira de aprender!

#8 ·
Certo, então ignorando a ENORME roubalheira de tópicos que está acontecendo aqui :D
A metade inferior do lixo pode ir, (o que é um pouco irritante, pois a metade superior se encaixa na metade inferior.) mas a parte superior que se conecta ao TOPO da caixa de ar ESTÁ equilibrando os carburadores com a pressão na caixa de ar para fazer o venturi funcionar corretamente?

Não que nenhum de nós realmente saiba como tudo isso funciona :) Então eu preciso construir uma mangueira a partir de um ângulo reto e um pedaço reto e algumas peças de conexão, o que é irritante, mas bem.

#9 ·
Image

você pode remover a válvula de par e as mangueiras acompanhantes, conforme declarado......

o ram air em si e a válvula de corpo de alumínio idiotamente estúpida (acima do pano na foto) você precisa manter, a menos que vá reinventar a roda e tentar converter para o sistema melhor usado nos modelos J........

as cubas do carburador precisam absolutamente ser pressurizadas para funcionar e é isso que as pressuriza a partir da caixa de ar pressurizada

#17 ·
View attachment 112707
você pode remover a válvula de ar secundário (o que é isso?) e as mangueiras acompanhantes, conforme declarado......

o ram air em si e a válvula de corpo de alumínio idiotamente estúpida (acima do pano na foto) (acima do pano ou da coisa com o pano enfiado nela?) você precisa manter, a menos que vá reinventar a roda e tentar converter para o sistema melhor usado nos modelos J........

as cubas do carburador precisam absolutamente ser pressurizadas para funcionar e é isso que as pressuriza da caixa de ar pressurizada
@riverszzr

Obrigado pelas suas informações e foto aqui.
Adicionei algumas perguntas à sua resposta em verde.
Estou correto em dizer que preciso manter a metade superior do abaixo?
Image

Se sim.. WTF.. Eu encaixei as placas de bloqueio. Onde aqueles dois 'braços' se conectavam na parte superior da tampa da árvore de cames. Então, o tubo menor foi para o topo dos dois carburadores do meio que 1 e 4 têm um tubo pequeno do mesmo diâmetro, mas eles já estão bloqueados. Então isso é estranho.. se for necessário?
Só um pouco confuso porque a parte inferior se conecta a um tubo que sai da parte inferior/lateral da caixa de ar..

Não posso testá-lo no momento, apenas esperando a garrafa de fluido de freio e então posso fazer um teste.

Eu não tenho a outra coisa de alumínio que você fez referência em sua resposta e o primeiro cara disse que eu poderia me livrar de tudo na primeira foto..

Para ser honesto, estou um pouco confuso.

Espero que alguém possa ajudar a esclarecer um pouco as coisas para mim

#14 ·
Consegui comprar um tubo OG e uma válvula sobressalente por um preço razoável, então espero que minhas cubas sejam pressurizadas corretamente no futuro. Qual é o valor real para porque não conectar a caixa de ar aos carburadores? É para que a sobrepressão SÓ possa ocorrer acima de certos níveis de vácuo?

#18 ·
Apenas num esforço para explicar melhor com imagens. O tubo de diâmetro menor na parte superior da agora removida... coisa de árvore de plástico. Ia para uma peça em T que se dividia para a parte superior dos corpos do acelerador 2 e 3.

1 e 4 não estavam ligados à mesma peça em T, pois já estavam bloqueados como abaixo.

Image

Agora, o que me deixa curioso é o seguinte.

Image

Este pequeno divisor coleta ar da frente da moto e o leva por um tubo, assim >

Image

Então aqui embaixo e ele flui para a parte superior dos carburadores. por um trilho comum para cada um. Aqui está cada lado do tubo. Primeiro do lado direito olhando para baixo para a extremidade e depois do lado esquerdo da moto olhando para a extremidade do tubo.
Image

Image

Então esse tubo está trazendo ar... esse é o sistema 'Ram air'? Não consigo imaginar que ele empurre muito ar. Embora talvez esse não seja o ponto. Talvez fluir apenas um pouco de ar a uma pressão diferente seja exatamente o que ele faz?

Espero que faça sentido. Caso contrário, por favor, me avise quais fotos eu poderia tirar para explicar melhor minha confusão.

Observação, a moto liga bem e anda em primeira marcha bem no momento. Sem freios dianteiros ainda, então um teste mais rápido terá que esperar.

#19 ·
Só para explicar melhor com fotos. O tubo de diâmetro menor na parte superior da coisa de plástico agora removida. Foi para uma peça em T que se dividia para a parte superior dos corpos do acelerador 2 e 3.

1 e 4 não foram unidos à mesma peça em T, pois já estavam bloqueados como abaixo.

View attachment 112841
View attachment 112840

Agora, o que me deixa curioso é o seguinte.

View attachment 112843

Este pequeno divisor coleta ar da frente da moto e o leva por um tubo assim >

View attachment 112845

Então aqui embaixo e ele flui para a parte superior dos carburadores. por um trilho comum para cada um. Aqui está cada lado do tubo. Primeiro do lado direito olhando para baixo para a extremidade e depois do lado esquerdo da moto olhando para a extremidade do tubo.
View attachment 112844
View attachment 112842

Então esse tubo está trazendo ar... esse é o sistema 'Ram air'? Não consigo imaginar que ele empurre muito ar. embora talvez esse não seja o ponto. Talvez fluir apenas um pouco de ar a uma pressão diferente seja exatamente o que ele faz?

Espero que faça sentido. Caso contrário, por favor, me avise quais fotos eu poderia tirar para explicar melhor minha confusão.

Observação, a moto liga bem e anda em primeira marcha bem no momento. Sem freios dianteiros ainda, então um teste mais rápido terá que esperar.
Esse é o sistema que pressuriza as boias.......... certifique-se de que o tubo de plástico que é a junção para os 4 carburadores individuais não esteja rachado (já vi dezenas deles rachados ao longo dos anos)

do seu post #17..........

sim, isso pode ser removido, apenas certifique-se de que a linha de vácuo esteja conectada e que o orifício da caixa de ar também esteja conectado

• Like
Reactions: Mr Winston
#21 ·
Os cabos do acelerador partem do punho para o orifício de pequeno diâmetro no quadro do lado da EMBRAIAGEM, depois, uma vez dentro do quadro, seguem para a direita para a conexão no carburador. Quando instalo a caixa de ar, geralmente empurro os cabos do acelerador para frente e para trás para que se acomodem na posição.

No que diz respeito a todas as suas perguntas sobre a caixa de ar/carburador/placa de bloqueio, eu fiz tudo. Tenho as placas de bloqueio com a caixa de ar fechada e removi o solenóide (chamado de "mod airbox"). No próximo fim de semana, tirarei algumas fotos detalhadas para que você possa verificar o que tem; Tenho usado minha configuração por alguns anos sem problemas.

#28 ·
Os cabos do acelerador saem do punho para o orifício de pequeno diâmetro no quadro do lado da EMBREAGEM, depois, uma vez dentro do quadro, vão para a direita para a conexão no carburador. Quando instalo a caixa de ar, geralmente empurro os cabos do acelerador para frente e para trás para que se acomodem.

Com relação a todas as suas perguntas sobre a caixa de ar/carburador/placa de bloqueio, eu fiz tudo. Tenho as placas de bloqueio com a caixa de ar tampada e removi o solenóide (chamado de "mod da caixa de ar"). No próximo fim de semana, tirarei algumas fotos detalhadas para que você possa verificar o que tem; Tenho usado minha configuração por alguns anos sem problemas.
Lado da embreagem como na alavanca, não no lado das placas da embreagem? Eu os tenho bem posicionados no momento, mas eles são realmente velhos e eu vi novos na Wemoto por cerca de £40. Vou tirá-los de volta e lubrificá-los e ver se isso me faz sentir melhor. Eles parecem ok... só ahhh ela vai fazer trackdays e paz de espírito e tudo mais.

Obrigado, cara, as fotos são sempre super úteis, ansioso para aprender onde está este solenóide e o que ele faz para a caixa de ar ou a coisa Kleen-air.

Esse link para os manuais de serviço que @mmattockx enviou é ótimo, detalhes incríveis nos diagramas, então seria ótimo remover algum peso do chicote elétrico!

#23 ·
Para realmente responder à pergunta do título do tópico...

RAM Air é um meio de aumentar a pressão estática dentro da sua caixa de ar através de dutos de ar voltados para a frente, permitindo que o ar entre na caixa de ar com pouca restrição. À medida que o seu veículo acelera, mais ar do exterior é forçado para dentro da caixa de ar através dos dutos (os dutos contêm pressão de ar dinâmica à medida que o ar se move através deles), aumentando a pressão de ar estática da caixa de ar quando o ar é essencialmente comprimido dentro dela antes de ser sequenciado para o carburador e, em seguida, para o cilindro com combustível atomizado quando a válvula de admissão abre.

Essencialmente, o seu ram air atua como um sistema de indução forçada, aumentando a potência e a eficiência do motor à medida que a velocidade aumenta. O sistema EVAP original assume esta pressão quando fora do acelerador e a descarrega no escape através das placas de smog, ajudando a queimar o excesso de hidrocarbonetos e diminuindo o impacto no "mEiO aMbIeNtE" (marginalmente). Pense no sistema EVAP original como uma "válvula de descarga" do turbo. Sem ele (ao instalar placas de bloqueio de smog), a pressão estática na caixa de ar permanece uma função da velocidade da estrada para a frente (pressão dinâmica) e, assim que você abre o acelerador novamente, não há atraso (pense no atraso de impulso do turbo).

Perguntas?